segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Noivado - Parte I


Segundo a tradição, o noivado é uma forma de oficializar o comprometimento do casal até o dia do casamento. Noivar não é apenas ter uma aliança de ouro na mão direita, estar noiva é uma forma de indicar que você está de casamento marcado, que já é comprometida
Perceberam a diferença? 

No dicionário: comprometido (particípio de comprometer
adj.
1. Que tomou compromisso.
2. Que tem uma relação de casamento ou de namoro com alguém. ≠DESCOMPROMETIDO, SOLTEIRO
3. Ligado a algo ou alguém por compromisso. = EMPENHADO

Algumas pessoas, assim como eu, costumam usar aliança desde o namoro, acho um símbolo lindo e com o significado de elo, ligação... adoro! A aliança de "compromisso"(como é chamada a aliança de namoro) geralmente é de prata e usada na mão direita.
A aliança de noivado, geralmente é de ouro(dourada) e também usada na mão direita.

Nós mulheres somos muito ansiosas, sonhamos em casar, com uma festa linda, uma casa para cuidar, mas de nada adianta sonharmos sozinhas, precisamos que alguém sonhe conosco. Muitos casais noivam por sugestão da noiva, por pensar que já está na hora de passar para o próximo passo, e não que não esteja, mas pode acontecer de o noivo não estar preparado, não querer se comprometer com algo tão sério, e este às vezes acaba cedendo e o casamento pode nem acontecer ou ir por "água abaixo". Por isso, acalmem-se, na hora certa tudo vai acontecer(e com a pessoa certa)!

Quando então finalmente o casal decide juntos que chegou a hora de oficializar a união, que tem certeza que querem ser um do outro até o fim de suas vidas, o casal decide qual vai ser a data do casamento e ficam NOIVOS! Ou, o pedido pode ser feito de surpresa pelo noivo, quando este já percebe que é esta a vontade da noiva também. Eu acho que o pedido do noivo feito de surpresa deve ser uma emoção maravilhosa, além de uma linda demonstração de amor!

Oba, vamos comemorar? :)

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  



Na verdade, não há necessidade nenhuma de se fazer uma grande festa, mas acho que esse é um motivo de comemoração, alegria, então é interessante organizar um jantar, almoço, encontro... pelo menos entre as famílias, para se oficializar de vez o noivado. Essa pode ser uma reunião bem íntima, na casa de uma das famílias, ou em um restaurante bacana, e mais legal ainda se decorado com a cara dos noivos. Ou então, pode ser feito uma grande festa, reunindo amigos, familiares, e quem mais desejarem convidar para compartilhar esse momento de alegria.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -




Tudo depende também do tipo de festa, estilo dos convidados e número de pessoas. Se você vai fazer algo bem informal, para poucos familiares e amigos íntimos, e se estes tem acesso à e-mail, você pode até convidar por e-mail. Caso você saiba usar programas como corel, fireworks, etc, você mesma pode fazer algo legal, ou então mandar fazer com um profissional, e comprar apenas a imagem em alta resolução, assim, pode enviar o convite por e-mail(acho super moderno, e ainda sai bem mais barato). Se você pretende convidar mais de 30 pessoas, então seria melhor entregar convites(sim, entregar pessoalmente, a não ser que a pessoa more muito longe, caso contrário, é muito mais elegante e gentil entregar o convite em mãos).
Não se esqueça, todas as pessoas convidadas para o noivado DEVEM ser convidadas para o casamento. Não preciso nem explicar que seria uma grande falta de educação não o fazer, portanto, pense bem na lista de convidados.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -





Mais uma vez, primeiro você deve decidir o tipo de comemoração que vai fazer, se será um jantar, pic-nic, almoço, ou apenas um brinde, e também o número de pessoas que irá convidar. Não é precisão gastar muito, basta criatividade e você terá uma festa simples e linda. Pense em um tema ou cores que você gosta, e siga sempre no mesmo estilo, além de mais bonito e chique, fica muito mais fácil na hora de escolher a decoração. Se preferir, contrate uma equipe para organizar tudo e decorar, porém, está muito na moda a noiva e as irmãs/mãe/amigas ajudarem na decoração e fica um clima bem intimista e cheio de amor, pois será feito pelas pessoas que te adoram!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 




Sugiro a contratação de uma boa equipe de fotógrafos, pois aquele momento de alegria deve ser registrado, e também todos devem ficar à vontade, sem que seja preciso se preocupar com esse detalhe. Caso não tenha o dom para decorar, contrate uma decoradora, escolha flores da época, sempre tem lindas opções e são mais baratas. É preciso contratar ou determinar alguém para ficar responsável pela comida, se será contratado um buffet, um cheff, se será feito um coquetel(salgados e doces) ou se alguém da família se dispõem a cozinhar/fazer um churrasco. O importante e pensar e organizar com antecedência para que tudo saia como você planejou!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 



Vocês devem decidir se os dois usarão aliança, ou apenas a noiva usará um anel de noivado(adoro essa opção). Depois de decidido, providenciem a compra. É importante não comprar no primeiro lugar que visitarem, pois há várias opções lindas, e como será uma lembrança eterna, compre algo que você realmente tenha gostado!
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  




Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário